Carregando agora

Dia do Idoso: Humor é coligado no desvelo e bem-estar dos idosos, afirma profissional

Dia do Idoso: Humor é aliado no cuidado e bem-estar dos idosos, afirma especialista

Dia do Idoso: Humor é coligado no desvelo e bem-estar dos idosos, afirma profissional

No Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, é destacada a valor do humor na promoção de uma vetustez saudável. Pesquisas mostram que o riso regular traz benefícios à saúde física, emocional e cognitiva dos idosos.

De congraçamento com estudos da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), pessoas com possante tino de humor tendem a viver mais, pois o riso ajuda a reduzir o estresse e melhora a função imunológica.

Roberta Bellumat, diretora executiva do Padrão Enfermagem, afirma que o humor é principal, principalmente para quem necessita de seguimento quotidiano, seja por cuidadores ou enfermeiros.

“Além de melhorar a qualidade da relação entre o profissional e o idoso, torna esse processo de envelhecimento mais ligeiro”, ponto Bellumat

O humor uma vez que instrumento no desvelo quotidiano
A diretora do Padrão Enfermagem explica que o papel do humor vai além do simples refrigério cômico e tem papel fundamental na rotina de cuidados e no bem-estar emocional dos idosos. Ela destaca que as relações amorosas entre idosos e cuidadores são construídas na crédito e na empatia, fatores cruciais quando uma família procura ajuda para um ente querido que precisa de cuidados.

“Quando uma família procura essa ajuda, ela não procura unicamente um profissional; ela procura conforto para aquele momento quebrável”, observe.

Bellumat destaca que o processo de inserção do cuidador na vida do idoso envolve diversas etapas, desde a legalização pela família da premência de ajuda externa, até a crédito e o consenso do próprio idoso em receber esse escora.. “Existem inúmeras etapas para essa conexão, desde a legalização pelos entes queridos até a apresentação ao cuidador”, explica.

Três razões pelas quais o humor fortalece a relação cuidador-idoso
Bellumat elenca três motivos que reforçam a valor do humor no fortalecimento da relação entre cuidadores e idosos:

Quebrando tensões e desconfortos: O humor funciona uma vez que uma válvula de escape, ajudando a mitigar o estresse e as tensões que podem surgir no dia a dia.

Fortalecendo o vínculo: Usar o humor de forma empática e respeitosa constrói uma conexão emocional que facilita o desvelo e a crédito entre as partes.

Facilitar a informação: Um sorriso ou uma abordagem descontraída podem facilitar a informação, permitindo que questões delicadas sejam abordadas de uma forma menos conflituosa.

Para Bellumat, envelhecer com bom humor melhora a qualidade de vida e fortalece os laços emocionais e sociais. Ela termina com uma reflexão: “O riso é o melhor remédio que a vida pode oferecer, momentos de alegria criam lembranças afetivas, conexões e ajudam a superar obstáculos.”

natividade da materia

Share this content:

Publicar comentário