Novo Núcleo Oftalmológico em ES abre com expectativa de 6.000 procedimentos por mês
Foi inaugurado na manhã de segunda -feira (5), na carriptica, o novo Núcleo de Oftalmologia da Metropolitan Health Regional. A expectativa é que o site realize tapume de seis milénio ligações por mês, expandindo o entrada da população a serviços especializados e contribuindo para a redução do tempo de espera para consultas e testes oftálmicos.
O Núcleo atenderá aos residentes dos 23 municípios que compõem a região metropolitana de saúde e terão uma equipe multiprofissional formada por oftalmologistas, enfermeiros e técnicos. A estrutura inclui equipamentos de campimetria, utilizados no diagnóstico de glaucoma, telescópios, triagem oftalmológica, muito uma vez que o fornecimento de próteses e orteses oculares (olho de vidro e “olhos”) e copo de escora. O investimento totalidade na unidade é de R $ 3,59 milhões.
Expansão da assistência oftalmológica
O Secretariado da Saúde informou que a novidade unidade permitirá a expansão dos cuidados oftalmológicos no Sistema de Saúde Unificado (SUS) Capixaba. Em 2024, mais de 9.000 copos foram entregues através de programas oftalmológicos realizados no Metropolitan Regional Specialties Center (CRE). As órteses oculares também foram fornecidas a pacientes que perderam um olho.
De tratado com o Secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, o serviço tem um impacto direto na qualidade de vida da população. “Quando investimos em oftalmologia, estamos falando de procedimentos que incluem uma melhoria na vida escolar de crianças e adolescentes e trabalho adulto”Ele disse.
Aproximação a serviços
Para ser atendido ao novo núcleo, o cidadão deve passar por uma avaliação prévia na Unidade de Saúde Básica de Referência (UBS). Se houver premência de cuidados especializados, o paciente será enviado por meio do sistema de regulamentação do estado. A partir da autorização, a programação de dados – uma vez que data, hora e lugar – é enviada diretamente ao telefone celular do paciente pelo SMS.
De tratado com o superintendente da Metropolitan Health Regional, Alexsandro Vimercati, é importante que o usuário mantenha o registro atualizado no UBS. “Esta atualização, verificando se o número de telefone estiver correto no registro, é fundamental para que possamos entrar em contato com ele, informando que sua programação do procedimento solicitado já tem data, hora e lugar de serviço”, explicado.
Vimercati também apontou que, além de mensagens móveis, a confirmação da programação por conexão telefônica também está sendo feita. “Mas sem o número de telefone perceptível no registro, corremos um grande risco de não encontrá -lo e ele acaba perdendo a chance de ser respondido e perde a vaga”. concluído.
Share this content:
Publicar comentário